domingo, 18 de outubro de 2009

Jornal Audiência

Integrado do Projecto «Memórias do Mosteiro de Grijó», realizou-se, no passado dia 17 de Outubro, em Grijó, a I Marcha Nocturna Dinisiana. Este foi o nome escolhido pelo grupo dinamizador ( os professores João Sousa, Eduarda Sousa, Margarida Fortuna, Elisa Tavares e Isabel Ribeiro ) pelo facto desta caminhada passar por locais associados ao escritor Júlio Dinis. Com este evento o grupo de docentes do Agrupamento Vertical de Escolas Júlio, pretendeu homenagear o patrono destas escolas e relembrou a sua obra, nomeadamente « A Morgadinha dos Canaviais ».
Neste evento participaram mais de 400 pessoas e cerca de 50 figurantes entre alunos, professores e funcionários. Actores e figurantes apareceram elegantemente vestidos com trajes inspirados na moda do séc. XIX e trouxeram um colorido às ruas e ruelas da nossa vila.
Ao longo do percurso, com início na Quinta de Alvapenha, os participantes foram brindados com representações dos alunos do Clube de Teatro da Escola E.B. 2,3 de Grijó, orientados pela professora Conceição Oliveira, que de forma memorável apresentaram cenas da obra mencionada.
Sempre acompanhados pelas personagens principais da obra « A Morgadinha dos Canaviais » figurantes e demais participantes seguiram em direcção à Quinta dos Canaviais. No alto da janela desta casa Henrique de Souselas e sua tia Doroteia convidaram todos a ouvir a declamação de 2 poemas de Júlio Dinis pela professora Rosa Rocha.
Numa caminhada de cerca de 3 Kms houve, ainda, a oportunidade de assistir a um excerto do filme « A Morgadinha dos Canaviais », realizado em 1949 por Caetano Bonucci, no espaço exterior da Escola E.B. 2,3 de Grijó.
Chegados à alameda do Mosteiro, aguardava-os a Morgadinha que, depois de se encontrar com Henrique de Souselas, convidou a assistência a visitar a exposição sobre Júlio Dinis na Sala do Capítulo do Mosteiro de Grijó e a assistir ao lançamento do CD interactivo sobre o I Encontro Dinisiano. Nos claustros, 3 telas projectavam actividades desta Escola realizadas no âmbito do referido Encontro.
No entender da organização, este foi um evento cultural que envolveu toda a comunidade escolar e que recebeu uma adesão enorme e inesperada por parte da comunidade local. O grupo de docentes sente que a recepção tão positiva só pode ter como resposta uma nova edição desta Marcha Dinisiana para o próximo ano lectivo com algumas novidades, nomeadamente com mais figurantes e representações de novas cenas.
Se um dos objectivos era relembrar o escritor Júlio Dinis, não menos importante era a divulgação das actividades que o grupo pretende levar a cabo nos próximos tempos.
Assim está a ser organizada uma Reconstituição Histórica no Mosteiro de S. Salvador de Grijó para Maio de 2010, bem como a apresentação de uma peça de teatro inédita sobre a sua história.
Nesse evento, que está a ser preparada com todo o rigor histórico, pretende-se a reconstituição da vida monacal do Mosteiro de Grijó com especial destaque para a Botica, Scriptorium e Sala do Capítulo. A comunidade escolar e local será convidada a entrar nos espaços do nosso Mosteiro e descobrir a vida quotidiana dos monges regrantes de Santo Agostinho.
A peça de teatro, da autoria da professora Conceição Oliveira e com a revisão histórica do professor João Sousa, apresentará, de forma original, a história do Mosteiro de Grijó e dos monges que aqui viveram. Mais uma vez, a representação estará a cargo do Clube de Teatro da Escola E.B. 2,3 de Grijó.
Como professores que se orgulham de o ser, o grupo coordenador não esquece a vertente pedagógica e, como tal, está a preparar, igualmente, uma maleta pedagógica com materiais adaptados aos diferentes níveis de ensino e cujo cerne será sempre o Mosteiro de S. Salvador de Grijó.
O grupo de docentes do Projecto «Memórias do Mosteiro de Grijó» considera que este é um tema que não se esgota e está já a pensar, não só na reedição da caminhada Dinisiana, mas também da própria reconstituição histórica. No futuro, pensam ser, igualmente, possível a organização de um Encontro com exposições e palestras sobre a temática em estudo proferidas por especialistas, professores, alunos e membros da comunidade local.
Para divulgação destas e de outras actividades foi criado um blogue) com informação actualizada sobre o projecto «Memórias do Mosteiro de Grijó» e cujo endereço fica aqui registado (http://memoriasmosteirogrijo.blogspot.com/).

Sem comentários: